10 Habilidades indispensáveis para um profissional de TI

Habilidades técnicas são essenciais para qualquer posição de TI (tecnologia da informação). No entanto, os funcionários de TI também precisam de habilidades sociais ou interpessoais. Os profissionais de TI precisam interagir com sucesso com clientes e fornecedores, gerenciar departamentos e transmitir suas ideias a outras pessoas.

Aqui estão as 10 habilidades indispensáveis para um profissional de TI. Desenvolver essas habilidades e enfatizá-las em sua candidatura ou entrevista de emprego, ajudará você a superar a concorrência no mercado de trabalho.

Como usar a lista de habilidades:

Você pode usar as palavras de habilidade listadas abaixo enquanto procura emprego. Por exemplo, inclua alguns dos termos no seu currículo, especialmente na descrição do seu histórico de trabalho e no resumo do seu currículo, se você tiver um.

Você também pode incorporá-los na sua carta de apresentação. Mencione uma ou duas das habilidades mencionadas aqui e dê exemplos específicos de casos em que você demonstrou essas características no trabalho anterior.
Você também pode usar essas palavras em sua entrevista.

Mantenha as principais habilidades listadas aqui em mente durante a entrevista e esteja preparado para dar exemplos de como você exemplificou cada uma delas.
Cada trabalho exigirá diferentes habilidades e experiências, por isso, leia atentamente a descrição do trabalho e concentre-se nas habilidades listadas pelo empregador.

10 habilidades indispensáveis para um profissional de TI:

Comunicação

Com o número de e-mails, propostas e documentos de design que um profissional de TI escreve, a comunicação por escrito é essencial. A comunicação verbal é igualmente importante. Como funcionário de TI, você geralmente precisa explicar os processos técnicos com termos claros e fáceis de entender para clientes e empregadores. Você também precisa ser capaz de explicar suas ideias de forma a fazer com que os outros queiram apoiar e financiar seus projetos.

Criatividade

Os profissionais de TI estão constantemente olhando para o futuro, antecipando e desenvolvendo soluções para possíveis problemas e necessidades tecnológicas. Esse tipo de pensamento avançado requer muita imaginação e solução criativa de problemas. Os empregadores, portanto, procuram profissionais de tecnologia capazes de pensar em soluções únicas.

Determinação

Vários projetos de TI param por causa de uma variedade de problemas – problemas financeiros, problemas com fornecedores, falta de trabalho em equipe, etc. É importante que um profissional de TI mantenha o foco no objetivo final e continue trabalhando para esse resultado. Começar um projeto com um cronograma e orçamento claros e realistas pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo final. Seu empregador ficará impressionado com a sua capacidade de planejar não apenas um projeto, mas também até o fim.

Flexibilidade

Os profissionais de TI geralmente enfrentam reveses ou mudanças inesperadas que vão desde um problema técnico com o projeto, até um problema de última hora com um fornecedor. Você precisa aprender a ser flexível aceitando essas mudanças e procurando imediatamente soluções criativas. Os empregadores vão apreciar essa flexibilidade em um funcionário.

Da mesma forma, você deve estar aberto a sugestões e comentários, seja de um empregador ou cliente. Ouça atentamente os comentários recebidos e esteja aberto para fazer as mudanças necessárias para melhorar a satisfação.

Liderança

Mesmo se você não estiver em uma posição gerencial, muitas vezes será solicitado que você gerencie um projeto ou equipe, mesmo que por um breve período. Ser um gerente de projeto requer fortes habilidades de comunicação, capacidade de delegar tarefas e foco constante no objetivo final. Como profissional de TI, você também pode estar envolvido no gerenciamento de fornecedores. É essencial que você saiba como se comunicar com os fornecedores para garantir que as necessidades da sua empresa sejam atendidas com eficiência.

Escuta

Os profissionais de TI não precisam apenas comunicar suas próprias ideias, mas também precisam ouvir ativamente os outros. Você precisa saber de perto o que o cliente ou seu empregador quer para que você possa dar-lhes exatamente o que eles estão pedindo. Não tenha medo de fazer perguntas esclarecedoras para se certificar de que compreende a outra pessoa.

Mentoria

Os profissionais de TI geralmente se encontram ensinando habilidades, seja para empregadores, novos funcionários ou usuários de produtos. Um empregador apreciará um funcionário que possa orientar alguém com êxito por meio de um processo técnico com clareza e paciência.

Negociação

Não importa qual seja sua posição em TI, você precisará de alguma forma de habilidades de negociação, desde tomar decisões de contratação até colaborar com fornecedores ou contratados para vender sua ideia a uma organização. Ser capaz de chegar a um acordo que satisfaça ambas as partes é uma grande habilidade que fará com que você se destaque, particularmente se você quer ser promovido a uma posição de gerência.

Apresentação

Uma apresentação pode ser qualquer coisa, desde uma conversa cara-a-cara até uma reunião de departamento até uma palestra. Seja qual for a forma, você precisa ser capaz de articular suas ideias claramente para os outros. Mesmo que suas ideias sejam ótimas, ninguém será capaz de apreciá-las se você não puder transmiti-las com eficácia. Trabalhar com sua acessibilidade, comunicação verbal e familiaridade com as ferramentas de apresentação ajudará você a fortalecer suas habilidades de apresentação.

Trabalho em equipe

Essa é uma das 10 habilidades indispensáveis para um profissional de TI.

Os projetos de TI costumam ser o trabalho de uma equipe de profissionais e não de um indivíduo. Portanto, o trabalho em equipe é essencial; você precisa ser capaz de comunicar suas ideias e ouvir as sugestões dos outros, e saber quando assumir um papel de liderança e quando ser um membro da equipe.

Menu