A internet é parte importante do nosso dia a dia e sem ela não conseguimos trabalhar. Agora imagine sua rede tendo que garantir vários acessos e vários dispositivos? Sua rede pode ficar saturada, com velocidade lenta.
Agora imagine uma empresa com diversos computadores, dispositivos de celulares e vários acessos ao mesmo tempo? É preciso de uma rede que acompanhe o fluxo de acessos. E para poder suportar tudo isso, em ambiente corporativo ou em casa com diversos acessos, utilizar o QoS no roteador para que a velocidade não perca qualidade.
No ambiente corporativo, é fundamental ter velocidade na internet, sem que esta influencie no desempenho da equipe, já que quanto mais dispositivos conectados, mais consumo da banda larga será utilizado.
Entenda mais sobre o que é a QoS.
O que é o QoS?
Quality of Service – Qualidade de Serviço, é o nome de um grupo de tecnologias para roteadores que possui o objetivo de controlar a rede wi-fi para que não fique com sobrecarga, com uma configuração que permite a priorização de conexão a dispositivos e apps específicos, independente quantos dispositivos estejam conectados.
O QoS no roteador deve considerar a quantidade de usuários, velocidade de rede, dispositivos e reprodução ou usos de forma geral.
Como funciona o QoS?
Ao configurar a função QoS no roteador, é definido o tráfego de dados, dividindo a banda disponível, aplicando filtros para priorização de conexão estável.
Conforme o modelo do roteador, o QoS é automático, determinando o que mais importa, partilhando a banda e permitindo que o usuário ajuste as definições conforme quiser. O QoS permite o tratamento de diferentes tráfegos, com hierarquia de prioridades, podendo reconhecer que um streaming precisa de mais banda.
Benefícios com aplicação QoS para empresas
Para garantir a disponibilidade das aplicações que são críticas para o seu negócio, é preciso implantar o QoS. Muitas aplicações precisam de banda larga diferenciada, com transmissão de dados que precisam não ter interrupções.
Conheça alguns benefícios para sua empresa:
- Garantir as aplicações críticas com recursos necessários para continuar funcionando;
- Melhor gerenciamento de recurso de internet;
- Redução dos custos em investimento de expansão de internet;
- Mínimos impactos no tráfego concorrente;
- Melhor experiência dos usuários.
Por isso, é importante aplicar o conceito QoS de maneira adequada, refletindo em problemas ao negócio. Antes de investir na ampliação de recursos de internet, deve ser bem avaliado.
Como configurar QoS?
Verifique primeiro se o roteador utilizado possui o recurso QoS, para que se possa determinar prioridades, considerando serviços, aplicações e aparelhos. Nem todo roteador suporta o QoS.
A função varia de acordo com o modelo e fabricante, e a configuração pode ser simples:
- Acesse as configurações do roteador, conforme manual do fabricante;
- Acesse o QoS do computador para ativar ou desativar e escolha se o uso será em toda rede ou em uma LAN;
- Determine prioridades, selecione o acesso, podendo determinar velocidade de conexão.
Tenha uma rede segura no ambiente corporativo, assegure-se dos acessos para manter as aplicações em funcionamento.
Também é importante conscientizar o time para o uso consciente da internet.
E claro, manter as políticas de segurança atualizadas para proteção da empresa.