Estar atento às transformações de mercado, acompanhar a evolução da internet e da tecnologia é importante para estar atualizado e poder adotar medidas de proteção e segurança ao ambiente digital da empresa.
Para evitar ataques cibernéticos, é preciso investir em ferramentas de proteção, controle e gestão de TI. Para isso, é preciso investir em segurança digital e considerar investir no firewall appliance.
Para proteger e dar segurança, o firewall é uma solução para as empresas, que conta com recursos com ganhos de performance e segurança no uso de redes de computadores.
Entenda um pouco mais!
Saiba diferenciar os modelos de firewall
Desde os anos 80 já se fala sobre firewall e segurança de rede, sendo aprimorado nos anos 90, a fim de atender as novas demandas da internet, enquanto ela vai se familiarizando e popularizando.
Os modelos foram evoluindo: firewall Script, UTM e Next Generetion Firewall. As plataformas para implantação de firewalls com foco na appliance são:
Software ou open-server
Plataforma de software que pode ser instalada em conjunto com servidores homologados conforme especificações técnicas segundo o fabricante da solução. Os benefícios são flexibilidade e possibilidade de reaproveitar recursos físicos e reduzir custos em segurança.
Virtual appliance
Inspirado na virtualização dos ambientes corporativos, também há a virtualização de firewalls, que foram adaptados para funcionar em hypervisors.
Appliance
Hardware dedicado e projetado para uma determinada finalidade, como solução única.
Firewall appliance
Dispositivo de hardware e software para um conjunto de propósitos otimizados com maior performance.
Um firewall appliance é uma solução independente da arquitetura desenvolvida para o seu fim, com um conjunto de otimizações para melhor perfomance. Alguns fabricantes menores utilizam tecnologias tradicionais como as presentes em desktops ou servidores, mas não são firewall appliance, então é importante analisar a viabilidade de aquisição.
Traduzido, appliance quer dizer ferramenta ou aplicação, ou seja, o firewall é uma solução com foco na proteção da rede de computadores na empresa.
O appliance hardware é um dispositivo com software integrado, com um conjunto de softwares com objetivo a facilitar a administração de uma rede.
O firewall appliance separa a rede interna da externa e filtra o tráfego baseado em protocolos, endereços de IP e portas, que permite determinar quais serviços e sistemas devem ficar disponíveis, pelos administradores. Ou seja, é um hardware com características específicas com configurações preestabelecidas de proteção e segurança.
Benefícios do firewall appliance
Agora que já ficou claro do que se trata, entenda quais as principais vantagens de ter um firewall appliance.
Num mundo digital em frequente atualização e inovação, é preciso ter soluções para proteção de ameaças digitais, com isso vem a maturidade. Possibilidade de utilizar tecnologia de ponta, preditiva e preventiva, a fim de garantir a previsão de comportamentos para agir antes que os problemas aconteçam, monitorando ameaças e prevenir ataques.
Destaca-se também o benefício de segurança sincronizada, integrando o firewall endpoint e a sincronização de tudo que ocorre na rede, com um controle constante e em tempo real.
Também ocorre ganho de performance e confiabilidade, para performar soluções de segurança, otimizando hardware e software, tornando performático. A confiabilidade na tomada de decisão na aquisição da plataforma, prolongando a vida do dispositivo.
Padronização da arquitetura de segurança, maior ganho de homogeneidade do ambiente e a facilidade de troca, caso haja paralização.
E por fim o menor custo total da propriedade (TCO), mesmo que o investimento seja mais alto, analisa-se o custo a curto prazo, que torna confiável e reduz paralizações e menor necessidade de manutenção.