Com a evolução e rapidez em que a tecnologia evolui, também evolui as invasões e ataques cibernéticos, por isso, é importante que sua empresa esteja segura contra esse tipo de invasão.
O uso de firewall e antivírus, junto com políticas de segurança e conscientização de todos ainda assim não é suficiente. Para auxiliar e prevenir, a fim de manter sua rede segura, são indicados realização de teste de intrusão, que são capazes de identificar possíveis vulnerabilidades em sistemas, mantendo as informações a salvo.
Conhecido como Pentest, é um conjunto de ações que detectam as vulnerabilidades na segurança tanto de um sistema quanto de rede corporativa, que são os testes de intrusão. Ele encontra as falhas existente na arquitetura da TI, falhas e emite relatório com tudo que identificou e com medidas para sanar os problemas.
Um Pentest avalia tudo que pode contar informações ou conectividade como infraestrutura interna e externa, serviços, aplicações de web e móveis.
Conheça um pouco mais sobre o processo de Pentest!
Como é feito um Pentest?
Simulando tentativas de acesso a uma rede corporativa, pode ocorrer nos níveis internos e externos, ou seja, colaboradores não autorizados acessando a rede ou algum acesso externo, de fora da rede interna. Por isso é indicado que a realização dos testes de intrusão sejam feitos com regularidade.
Para a realização de um teste de intrusão, é importante que seja feito por uma pessoa que possua conhecimentos operacionais como protocolo de rede, linguagens de programação, entre outros.
Um Pentest possui as seguintes etapas:
Pré-acordo de interação: acordo entre a empresa ou profissional externo e a empresa que solicita o teste para simulação de ataques e o que deve ser testado.
Reconhecimento: os testadores farão levantamento das informações possíveis sobre a empresa.
Varredura: os testadores farão a varredura completa da rede, a fim de entender do que é composta.
Obtenção de acesso e exploração: após a varredura, agora será explorado os itens de forma individual para encontrar as vulnerabilidades.
Obtenção de evidências e relatório: após todas as vulnerabilidades e ameaças serem identificadas, a equipe testadora elabora um relatório de todas as fragilidades e prejuízos que a empresa pode ter, no caso de ocorrer de fato uma invasão.
Quais os tipos de Pentest existentes?
Agora que já sabemos do que se trata um Pentest, precisamos entender como é realizado. Listamos os 3 tipos de teste de intrusão. Entenda cada um deles:
White Box
Neste tipo de teste, quem realizará o falso ataque tem todas as informações necessárias da rede, tais como topografia, IPs, senhas, usuários e logins, para que a simulação se aproxime das características de um ataque feito por um funcionário. É capaz de identificar as vulnerabilidades do sistema, porém o invasor possui todas as informações, não sendo compatível com um ataque real.
Black Box
Neste tipo de teste, quem realizará o falso ataque não possui as informações sobre o sistema, igualando a um ataque externo.
Grey Box
Neste teste são misturadas as duas formas anteriores de simulação de ataque.
Verifique a necessidade da sua empresa e contrate ou capacite profissionais que possam realizar o teste para manter seguro seu ambiente e informações.